Analytics

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um presente valioso

A Lucimara Maeda é uma pessoa que conheci graças ao blog. Sempre que ela faz algum dos meus paps ela faz a gentileza de compartilhar as imagens comigo, o que me deixa muito contente. É uma amizade que só existe graças a internet, nós ainda não nos conhecemos pessoalmente.
Recentemente ela me fez uma grande surpresa ao me dar de presente várias revistas com desenhos para bordados. O que faz esse presente ser valioso é a antiguidade dos bordados. Duas são da década de 1950 e as outras de 1970. Todas com desenhos e riscos lindíssimos.
O meu desejo era imediatamente compartilhar as imagens com vocês, mas devido a questão dos direitos autorias estou em dúvidas quanto a possibilidade de escanear as imagens. Para evitar ter que retirar a postagem, resolvi colocar algumas fotos dos livros mais antigos.

As revistas datam de outubro de 1945 e agosto de 1956
 Uma verdadeira relíquia!
 Risco de um bordado central de uma camisa de batizado.
 São tão delicados!
 Aqui informações sobre a revista. Era uma publicação mensal e custava 30,00 Cruzeiros.
 Era patrocinada pelas linhas Âncora.
 Esse texto retrata bem como eram os hábitos da época: o marido era quem comprava as revistas.
 Uma verdadeira terapia fazer uma peça dessa!
 Simplicidade e elegância.
 Modelo de babador.
 Barrados com cantos.
 Um típico bebê de comerciais dos anos 50.
 Que risco de bordado mais delicado! Os pontinhos são feitos com nó francês.
 Maravilha de roupinha de pagão.
 Barrado para manta de bebê.
 Dá vontade bordar todos esses riscos.
Preciso bordar mais!
O cartão que a Lucimara mandou pra mim.
Espero que as imagens de hoje possam servir de inspiração para você que, como eu, adora passear pela internet a procura de inspiração.
Lucimara, deixo aqui registrado o meu muito obrigada, por esse presente maravilhoso que você meu deu.

10 comentários :

  1. Olá Silvana!Acho que esses riscos são de domínio público,e você já deu créditos a revista.Tenho algumas dessas que eram das minhas tias,e essas séries de Arte tem também:Arte em crochê,e em tricô;bordados e riscos.Tenho uma que só tem bichinhos lindos,gatinhos e patinhos e todos os inhos,são riscos que bordei para minhas filhas a 30 e tantos anos(ui!!sou velha!!)Sou do tempo do Jornal Feminino,anos 50.Beijo grande e aproveite,pois não é a toda hora que a vida nos presenteia com amigos tão queridos,que compartilham e nos dá tanto,como aqui na inter. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Agora lembrei da minha vó...que adorava bordar essas coisas....
    Parabéns a vc e a Lucimara por resgatar coisas tão preciosas!!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. oi Silvana!tenho um Album Varicor n. 1, vc quer?se quiser, levo na mala em setembro.Beijos
    edneia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria, só tenho imagens digitalizadas de alguns álbuns e xérox de outros.

      Excluir
  4. Que preciosidade, Silvana!
    No dia a dia a gente encontra tanta informação "modernosa" que é um colírio poder ter contato com um pouco dos mimos do passado.
    Olha, quanto a direitos autorais, se não me engano, uma obra só passa a ser domínio público 100 anos depois de sua última edição.
    Aguardo as artes que você vai aprontar com eles.
    Beijo
    Gi

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que riqueza!! Coisa mais linda!!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha estes desenhos!!!!
    Lembra os da minha " camisola de batismo"! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Silvana está lindo seu blog.
    Menina me fez lembrar minha avó,ela bordava enxoval,para casamento.
    Parabéns seus trabalhos são lindos,js

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito feliz em ver esse álbum. Tenho guardado com carinho parte de álbuns desse.Foram da minha mãe. Sonho em conseguir o risco de uns passarinhos voando e pousando em umas linhas de poste.Lindissimo.Mamãe fez um conjunto de 5 peças.O álbum ele emprestou e NÃO foi devolvido.Gostaria tanto que alguém tivesse... Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que presente recebi hoje ao conhecer sua página. Verdadeira relíquia muito bem presenteada. Nasci um pouquinho depois, mas convivi muito com essas preciosidades.
    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...