Analytics

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Materiais para marcação

Esse é um assunto que sempre gera um pouco de discussão nas minhas aulas. As alunas invariavelmente me perguntam qual o melhor material para fazer marcações nos tecidos. Não sei dizer se existe um material melhor, mas eu vou compartilhar com vocês os materiais que eu mais gosto de usar como marcador para os  meus quiltings.
O meu marcador preferido é a caneta azul que sai com a água. Eu a uso principalmente quando o tecido tem uma cor clara. Não tenho uma marca preferida, mas gosto dos que tem a ponta fina.
 Quando vou fazer marcações em linha reta, eu gosto de usar vincadores. Existem várias opções, mas eu gosto de usar os que possuem um cabo anatômico, pois ajuda ter firmeza na hora de marca.
Para apagar as marcações feitas com as canetas azuis, eu gosto de usar um pincel com um depósito de água. Isso ajuda muito, pois a água só vai na área onde está a marcação. Antes eu fazia com um borrifador e às vezes a peça ficava molhada demais.
 Esse é o pincel que eu uso pra apagar as marcas das canetas azuis. A parte arredondada é onde fica armazenada a água. Eu acho isso muito prático. Sei que aqui no Brasil é possível encontrar esse pincel pra vender, mas o meu eu ganhei de presente da minha amiga Lucimara.
 Para os tecidos escuros eu uso marcadores brancos. O que eu mais gosto de usar é o giz de cera que sai com o ferro de passar. Na foto é o quadradinho branco e os pedaços pequenos. Eu tenho canetas para uso em tecidos escuros, mas não gostei de nenhuma. Foram bem caras, mas, na prática, não me agradei do resultado.
 Dos materiais de marcação que conheço, eu considero as canetas Frixion as mais polêmicas. Esse material não foi criado originalmente para a marcação em tecido e sim para as crianças brincarem. O principal problema com essas canetas, na minha opinião, é que nem sempre o risco desaparece. Como elas são feitas com uma tinta térmica, elas desaparecem com calor e retornam com o frio. E em tecidos escuros, geralmente a cor não desaparece totalmente. Nos Estados Unidos existem alguns produtos de limpeza que retiram por completo os vestígios da tinta dessa caneta, mas não sei se existe aqui no Brasil.
Muitas americanas e brasileiras adoram essa caneta, mas eu ainda não me convenci dos seus benefícios, apesar de ter amigas muito queridas que adoram usar essas canetas para fazer marcações.
Outro material que adoro usar para fazer marcações é pó de alfaiate. Ao lado da foto tem um outro giz que sai com o ferro.
Essas são as minhas observações sobre o uso de marcadores. Você tem algum outro material que eu não citei ou tem alguma contribuição para esse assunto? Por favor deixe o seu comentário.
Lindos quiltings e até semana que vem!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...