Analytics

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

3ª aula de bordado brasileiro

Pode até ter parecido que deixei de lado a minha determinação de divulgar o bordado brasileiro, mas eu ainda estou empenhada nessa divulgação. Hoje vou mostrar aqui a terceira aula que a Dona Olga Melim mandou pra mim.
A flor que ela ensina hoje é a "Margarida de Maio", feita com as agulhas número 1 e 2 e com as linhas Zagonita, Filosel e Bossa Nova. Após fazer o risco da flor no tecido, faz-se o enchimento com ponto atrás, corrente, zig-zag e serzido, de acordo com os desenhos 1 e 2.
Essa é a folha com as explicações que repasso nesse post.

Detalhe da primeira parte da aula.
 
detalhe da segunda parte da aula.
 Após esta operação, executar o bordado, caseando inicialmente o contorno das pétalas, dando meios pontos nas voltas.
Bordar o cálice em ponto cheio, as hastes e melindres em ponto atrás. Agrupar os carolinhos no centro e em ordem. Aplicar pontos grandes e pequenos em tom contrastante, no centro da flor, conforme os desenhos 3, 4 e 5. Entre os melindres, colocam-se agrupamentos de mimosas.

Como estou empenhada em aprender com essas aulas, resolvi fazer essa aula de hoje. Vou mostrar pra vocês como ficou a primeira etapa da execução da flor, que é o enchimento com ponto atrás, corrente , zig-zag e serzido.

Contorno ponto atrás
Preenchendo com corrente.
Zig-zag
Serzido
Executando o bordado...
Espero que vocês possam aproveitar essa aula. Se alguém por acaso souber como fazer melhor essa aula, por favor deixe comentários dando maiores explicações. O modo como fiz, foi como entendi a aula, mas posso não ter entendido tudo direito...
Abraços e até mais.

9 comentários :

  1. Silvana,
    Instead of doing zig-zag and serzido,you can cover with satin stitch which will be very neat and then cover it with your final step (blanket stitch). Also the last stitch should cover the yellow stitches completely.
    Good effort,Silvana.A little more practice will make you still better.
    Hugs,
    Deepa

    ResponderExcluir
  2. Deepa
    thank you. His tips were very valuable to me.
    I need to practice a lot. My stitch is still very uneven ...
    One day I can!

    ResponderExcluir
  3. Amei teu blog! Fiz referência a ele no meu http://eumaisdomesmo.blogspot.com/ se quiser visitar fique a vontade, vou adorar! bjks!

    ResponderExcluir
  4. MORRENDO DE VERGONHA COM OS BORDADOS QUE TENHO ENVIADO PRA VC. KKKKK...
    ESTÁ TUDO MUITO LINDO....AMO BORDAR MAS NAO SEI NADICA DE NADA...VC É MÃOS DE FADA....PARABENS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera,
      Quiltar até que dá pra mim, mas bordar...
      Tenho que treinar muito pra conseguir fazer algo bonito.
      De qualquer maneira, obrigada pelo incentivo!
      Bjks.

      Excluir
  5. Lindo o seu blog, amo bordar mas, sou curiosa somente, poderia me dizer quaql linha vc. usa para preencher o risco para ponto cheio? Obrigada bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide,
      Como eu não tenho linhas Varicor, eu uso qualquer linha de bordar à mão.

      Excluir
  6. Silvana, decidi tentar fazer as aulas com você.
    Quando este bordado estiver pronto, poderia baixar foto dele? Quero ver pronto para entender como fica. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho fotos desse bordado pronto, feito pela D. Olga. Quando eu achar vou te mandar uma mensagem pelo Face. O meu bordado ficou tão feio que eu resolvi não fazer mais...

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...