Analytics

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Que linha usar para quiltar


Na hora de quiltar uma peça de patchwork a escolha da linha deixa muita gente de cabeça quente. As dúvidas são muitas. Porém a principal é sobre que linha usar. Nos Estados Unidos, até alguns anos atrás, só se usava linha branca ou creme bem clarinho nos quilts. Nos festivais se a peça apresentasse outra cor de linha era impiedosamente desclassificada.
Ainda bem que isso é passado. Atualmente existe uma grande variedade de linhas para nossa escolha. A regra mais utilizada é a de que a linha de quilt deve ter a mesma tonalidade da cor predominante do trabalho. Mas isso também não é uma regra imutável. A linha a ser utilizada vai depender do efeito que se quer no trabalho.

Quando eu quero ressaltar o quilt eu uso uma linha contrastante. Por exemplo no tecido preto uso uma linha clara, que pode ser branca ou creme. A linha matizada dá um efeito sombreado que eu acho encantador. As linhas douradas dão um feito mais luxuoso ao passo que as linhas mais grossas de algodão dão um feito mais rústico.

Sempre que posso compro linhas para quiltar. Não tenho uma marca preferida. O que me chama a atenção é a cor da linha.
As linhas que eu mais utilizo são as de bordado. Entretanto atualmente aqui no Brasil temos muitas marcas de linhas de boa qualidade criadas especificamente para quilt.

Não recomendo o uso de linha para costura normal, pois essa linha não foi criada para dar acabamento aos trabalhos. Já a linha de pesponto dá um efeito bem rústico (quando usar essa linha, não esquecer de usar também uma agulha mais grossa).

Na bobina eu prefiro sempre usar a mesma cor que uso na parte de cima. Mas nem sempre isso é possível. Quando a linha de baixo tem que ser diferente eu procuro usar uma cor que não seja muito oposta a cor que usei em cima. Isso é para evitar que se perceba a cor da linha usada em baixo ao se olhar o trabalho mais de perto.

Espero que essas dicas possam ter ajudado.
Se ainda ficou alguma dúvida, é só postar no comentário.

31 comentários :

  1. Amei as dicas Sil. Como sempre muito úteis.
    Bjoka

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, nun ca uiltei à máquina, ainda tenho medo. Já tenho o pé e estou para experimentar o quilt livre. E se usa a mesma linha em baixo? Obrigado. bjs

    ResponderExcluir
  3. M. Regina,
    eu gosto de usar a mesma linha em baixo. Quando uso uma linha de cor diferente às vezes a cor da linha de baixo aparece em cima....
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog, vc esta de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sil,
    Amo também fazer quilt e tenho uma industrial que uso para quiltar, algumas amigas de Porto Alegre me ajudaram a comprar o pé especial, tenho uma dúvida e preciso de tua dica.
    Qual linha vc gosta de usar na tua industrial? qual a que quebra menos? rsrsrsrs...... Vc coloca a mesma linha na bobina mesmo na industrial? tentei com aquelas sintéticas e não deu certo. Se vc puder me mandar o nome e fabricante me ajuda muito, eu moro em Recife. Grata e um xero para vc.
    Meu email - ioneide.bezerra@ig.com.br

    Ioneide

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana! nunca quiltei à máquina, então não ri das minhas perguntinhas ;) - não se usa na bobina a mesma linha que se usa na agulha? e a linha sylko não muito fininha? eu usava essa linha para fazer ponto invisivel em aplicação... bom, na verdade eu sempre fiz patch e quilt à mão. Agora é que estou começando a me aventurar na máquina!
    bjos jeanine

    ResponderExcluir
  7. Oi Jeanine,
    eu prefiro usar na bobina a mesma linha que uso na agulha.
    Adoro usar as linhas da Sylko, tem muito brilho e tem cores lindas. Eu não acho que seja muito fina. A espessura da linha vai depender do efeito que você desejar dar ao quilting.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  8. OI SILVANA, ESTOU AMANDO SEU BLOG SOU APAIXONADA POR PATCHWORK E AFINS, ESTOU QUERENDO COMEÇAR A PRATICAR TENHO UM SINGER FACILITA PLUS, DARIA PARA COMEÇAR COM ELA OU TENHO QUE TER UMA MÁQUINA ESPECÍFICA? OS APETRECHOS PARA INICIAR EU JÁ TENHO SÓ TENHO POUCAS LINHAS MAS MESMO SEM SABER NADA DE PATCHWORK EU IA COMPRANDO E ESTOCANDO, PANINHOS, O TRIO, TESOURAS, ETC...... QUAL SERIA O TRABALHO IDEAL PARA EU COMEÇAR? MORO NO INTERIOR DE MT ONDE TUDO ÉMUITO MAIS DIFÍCIL. NÃO SE ACHANADA TUDO QUE COMPRO É PELA NET. VC TERIA ALGUNS SITE PARA ME INDICAR? PARA TECIDOS, LINHAS, ETC......
    OBRIGADA PARABÉNS PELO SEU BLOG E TRABALHOS.
    SE QUISER ME RESPONDA POR E-MAIL.
    NEIAMARTINELLI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  9. oi Silvana..lendo suas ótimas dicas achei que podia tb comentar..
    estou engatinhando na arte do quilting e tenho usado as linhas Linhanyl, ind. fabricante de linhas para bordado em maquinas industriais.São cones em lindas cores, linha muito parecida com a Sylco.
    Logo posto aqui nos coments. onde as amigas podeiam encontrar representantes deste fabricante..as linhas são muito lindas e boas.
    bjoooo

    ResponderExcluir
  10. ..CONTINUANDO..http://www.facebook.com/media/set/?set=a.359295757424793.85692.100000331163422&type=3
    AQUI NO FACE TENHO AS LINHAS QUE FALO NO POST ANTERIOR..FIZ O PORTA CARRETEIS E CONES COM UM EUCATEX QUE ENCONTREI NA RUA..RECLICANDOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia não dá pra abrir o link.
      Me adiciona no face.
      Obrigada!

      Excluir
    2. Amei a dica. Estou começando agora.....bem, mas bem iniciante.rsrsrs.. Amei o seu blog wou sua fã.

      Excluir
  11. Olá Silvana, adorei tuas dicas, eu faço patch a muito tempo, mas meu carro chefe sao os kits de bebê.Estou com uma dúvida nao sei se vc pode me ajudar.Faço muitas colchas, tapetes,etc e sempre quiltadas.Mas agora surgiu um trabalho só para quiltar e é quilting livre, nao sei quanto cobro o metro quadrado, vc pode me dar uma dica?Meu e-mail
    janebuhl@hotmail.com

    desde já te agradeço
    abraços
    Jane

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Silvana, passei para conhecer seu blog e adorei as,dicas e seus trabalhos, como você disse comprar revistas é muito complicado, eu já comprei várias que não me ajudaram em nada, vou seguir suas dicas e pesquisar antes e comprar, adorei, e estou te seguindo, bjus.

    ResponderExcluir
  13. ola sil boa tarde por gostaria de saber qual o ponto que posso usar para patchowok na maquina brilhanci 6160 e qual a linha propria.por favor me ajuda pois vou ficar muita grata. ednamoura33@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,
      Para quiltar, a máquina deve ficar no ponto reto. A largura do ponto não vai influenciar em nada, pois é você, com a ajuda do pé de quilting que vai determinar a largura do ponto. Eu uso linha de bordar à máquina. Acredito que a sua máquina poderá utilizar esse tipo de linha sem problemas.
      Boa sorte!

      Excluir
  14. Querida Silvana!! Eu já faço quilt há máquina, mas não sei como cobrar. Cobro por CM2 ou por tempo?? Como fazer??
    Fico muuito agradecida se vc me ajudar. Um abraço. Amei seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin,
      Eu cobro por metro quadrado e acrescento a esse valor o gasto com linha. Também cobro se tenho que fazer emendas de forro e manta.
      Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

      Excluir
  15. Olá Silvana, conheci hoje seu blog e fiquei encantada com seus trabalhos e dicas de quilt. Estou começando na Arte de quilting, tenho uma máquina industrial a "Easy Quilt", mas ela é muito rápida e quebra muito a linha. Se você puder me ajudar com alguma dica de como fazer o pedal ficar mais lento eu agradeço. Meu e-mail é vgguima@gmail.com. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Voni,
      É difícil opinar sem ver a máquina, mas você poderia tentar ajustar a tensão da linha ou contratar um técnico para fazer isso pra você.
      Eu não sei qual é o tipo do motor da sua máquina, mas será que ele não tem a opção de reduzir a velocidade? Os eletrônicos geralmente possuem uma regulagem de velocidade e os mecânicos têm a possibilidade de trocar a correia.
      Desculpe-me por não poder te ajudar muito.
      Abraços.

      Excluir
  16. Olá Silvana!
    Primeiramente parabéns pelo blog, adorei! Sil gostaria da sua opinião, vou comprar minha primeira máquina de costura e estou na dúvida entre a Singer Confidence Quilter 7469Q e a Brother CS 6000i. Qual você me indica?
    Abraços. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Silvana!
    Entre elas a Singer, mas você me indica alguma outra que seja melhor?
    Bjo, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de falar de máquinas da minha preferência, mas eu gosto muito das máquinas da Janome. Tenho duas e gosto muito delas.

      Excluir
  18. Oi Silvana. Demorei responder né!? É que tive um probleminha com a net. Aqui na minha região não há autorizadas Janome. Ontem ganhei minha Confidence, estou tão feliz!!!! Agora é só colocar mãos à obra. Gostaria de agradecê-la pelas dicas, o seu blog foi o único local que achei que fala sobre linhas, eu estava aqui sem a menor noção. Quando você fala que usa linhas de políester em costuras internas, são 100% políester?
    Abraços, Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, que bom saber que você já está com sua máquina!
      Para as costuras internas eu uso linha comum, dessas que vem num cone grande. Pode ser poliéster ou algodão.
      Boas costuras.

      Excluir
  19. Oi Silvana, como vai?
    Passei para desejar a vc e sua família um feliz 2014, que seja um ano repleto de realizações, paz, amor, saúde e bençãos!
    Bjos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristiane, é muita gentiliza sua passar aqui para me desejar feliz 2014.
      Muita sorte e paz para você em 2014 também!
      Beijos.

      Excluir
  20. Parabéns pelo blog! Obrigada pela valiosa dica sobre quilt. Amei
    Enorme abraço
    Vânia

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada, Silvana!
    Parabéns pelas novas peças, estão maravilhosas! Seu quilt é perfeito!!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Silvana!!!! vc é uma benção de Deus!!!!!! tb amo Patchwork e Quilt. Que habilidade vc tem. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...