Analytics

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como preparar uma peça para ser quiltada.

Antes de levar sua peça para a máquina de costura, é necessário se certificar de que o seu trabalho não vai ficar enrugado quando fizer o quilting. Primeiro é preciso ter um  local onde estender a peça. Se não for muito grande, pode ser sobre a mesa, mas se for grande é preciso estender no chão, mas antes se certifique de que o chão está limpo!
A próxima etapa é passar o ferro no topo e no forro. Na manta não é preciso, pois o ferro quente pode estragá-la.



Para prender o tecido no chão bem esticado eu utilizo fita crepe. Coloco vários pedaços de fita ao redor do tecido de forro.


Depois coloco a manta por cima do forro. O ideal é que o forro seja um pouco maior que a manta, para que possamos ter certeza de que a manta está bem centralizada.


Feito isso é a vez de colocar o topo por cima da manta. A manta  deve ser um pouco maior que o topo. A partir do centro eu começo a prender as três partes com alfinetes de segurança (joaninhas). Quanto mais puder colocar melhor. Para evitar de sujar a peça com os calçados eu sempre faço isso com os pés descalços ou de meias.



Ao redor da borda coloco os alfinetes numa distância regular para garantir que a borda ficará bem esticada.


Agora é só retirar a fita crepe e a peça já está pronta para ser quiltada. Só tome cuidado ao manusear o trabalho. Evite amassados, pois isso pode causar rugas na parte do forro, mesmo tendo esticado bem.
Veja como a peça ficou depois de quiltada.






Tenho um outro tópico com dicas de quilting que complementa as informações colocadas aqui.
Por enquanto é só.

13 comentários :

  1. Silvana,ainda não tive coragem de quiltar uma peca grande assim, no máximo capas de travesseiro. Você usa máquina domestica norma?
    Eu tenho usado aquele spray da Tok e crie, você já experimentou?
    Um bj
    Patricia
    Patipins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Silvana eu conheço seus quilts, e vejo que cada vez estao mais lindos, parabéns.Quando tiver aula de quilt me informe por favor. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana1

    Obrigada por contriubir com mais algumas dicas.
    Não faço quilt à máquina, somente quilt a mão e em peças pequenas. Também uso a cola temporária em spray e complemento com joaninhas, para não correr o risco, rsss...
    Seu quilt ficou maravilhoso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Patrícia,
    o spray é bom. Eu já usei. A desvantagem dele é que é temporário. Como a peça é grande, levo algum tempo pra quiltar e com os alfinetes não corro o risco de ter que colocar o spray novamente. Eu começei a quiltar com máquina doméstica, mas é muito difícil quiltar peças grandes nelas. Agora estou usando uma industrial.
    Regina e Karina, obrigada por seus comentários. Assim que tiver aula de quilting estarei colocando aqui no blog.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Passei horas aqui olhando e admirando seus trabalhos. Meninaaaaa, vc é uma grande artista. Parabéns!!! E o mais bonito de tudo, é a sua humildade em dividir isso tudo com todos, dando dicas e pap. Que bom q existem pessoas assim no mundo.
    Eu estou aprendendo a quiltar, e tenho muitas dificuldades , principalmente com o forro, que fica com dobrinhas. Já usei o adesivo temporário, coloco mil alfinetes, e quando viro lá estão elas...kkkkk Agora vou tentar o quilting por partes, para ver se me facilita.
    Eu queria saber o q vc chama de maquina industrial? É uma longarm? Tem industrial brasileira???? Nossas quantas perguntas????
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nininha,
    O que eu chamo de industrial é uma máquina reta comum. A diferença é que ela tem um braço um pouco mais comprido, que faz uma grande diferença no hora de quiltar.
    Até onde eu sei só existe longarm importada dos Estados Unidos. Algumas pessoas fazem longarm aqui mas é tudo bem artesanal e eu não conheço quem faz...
    Espero em breve poder colocar um post com fotos das minha máquinas para tentar esclarecer as suas dúvidas e a as de outras pessoas também.
    Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  7. Hercília e Ricardo,
    Parabéns maninha seu Blog esta muito legal.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Silvana!
    Que trabalho lindo! Parabéns!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Silvana teu trabalho está cada dia mais lindo!!!

    ResponderExcluir
  10. quando estamos no inicio...devemos fazer os riscos... com caneta....que sai, treinar incansavelmente??? acho que sim..... preciso fazer isso....ando até sonhando que estou quiltando , ai que delicia.mas quando acordo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treinar é importante, mas organizar os pensamentos é fundamental!

      Excluir
  11. Amei essa dica Silvana! Vou pratica-la hoje! rsrsrs
    Abraços

    http://www.giarteedesign.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvana fiquei encantada cm sua explicação de como prepar a peça para ser quitada, fiz alguns trabalhos de quilting com o pé comum e sempre ficaram enrugado por baixo e não sabia porque isto acontecia, mas agora apreende como se faz.... obrigado pela dica... parabéns pelo seu indo trabalho...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...