Analytics

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como fazer o ponto rococó.

Essa semana decidi começar a fazer as aulas de Bordado Brasileiro que a dona Olga Melim me enviou e que estou publicando aqui no blog. Para minha surpresa foi mais fácil fazer do imaginei.
Como as linhas Varicor que ela me presenteou são muito valiosas pra mim, acabei usando uma outra linha para fazer o primeiro bordado da primeira aula.
Mesmo sem a ajuda de uma professora eu consegui executar a flor candurão. Para executar o bordado é recomendado o uso da linha Bossa Nova que tem uma espessura parecida com a linha que eu utilizei, mas que tem uma aparência mais sedosa.
Na minha flor eu coloquei apenas dois pontos: o rococó e o ponto atrás. Apesar de saber fazer o chaven optei por não utilizá-lo. Vejam na foto abaixo como ficou a minha mostra.

Como a parte mais difícil dessa bordado é o ponto rococó, eu fiz um vídeo ensinando como fazer as duas primeiras pétalas da flor. No exemplo eu coloco sete voltas na agulhas, mas no esquema da aula é recomendado colocar nove voltas.




A primeira aula de bordado brasileiro está aqui. Para executar o bordado eu tive apenas que comprar um bastidor, pois sem essa ferramenta o ponto fica muito frouxo. Usei uma agulha grossa e sem ponta, mas pode ser uma mais fina e com ponta, o que importa no caso da agulha é que o olho (orifício por onde passa a agulha) seja da mesma espessura que o  resto do corpo.
Alguém mais conseguiu fazer algum outro bordado das aulas da dona Olga?

8 comentários :

  1. Great post,Silvana!! Thank you.
    Hugs,
    Deepa

    ResponderExcluir
  2. Deepa one day I want to do embroidery as beautiful as you!

    ResponderExcluir
  3. Esses bordados são incríveis. Obrigada por compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei Silvana! Vou tentar fazer com certeza! bjo

    ResponderExcluir
  5. OLÁ , ACHO SEU CANTINHO MUITO INTERESSANTE!!!

    JÁ VIREI SEGUIDORA!!
    NÃO SABIA FAZER O PONTO ROCOCÓ, E VOU TENTAR COM SUA AJUDA ....

    BJKAS

    QUENINA

    ResponderExcluir
  6. Silvana! achei seu blog, passeando pela web, sobre costuras, e achei bastante interessante sua pesquisa sobre bordado. Lembrou minha infância e adolescência, pelos idos de 70, quando tive que dar os primeiros passos nessa arte, mas fiquei só neles, rsrsrs. O único ponto que eu gostava era o rococó, e minha tia tentava me ensinar o matiz, mas nunca tive paciência com estas agulhas e linhas..... Fiquei só nas costuras.
    Deste tempo ainda tenho uma camisolinha de bebê, a que eu usei para ser batizada, feita com bordados de florezinhas em ponto sombra. Vou tentar fotografa-la, e se sair legal te envio. ( a camisolinha tem mais de 50 anos). Se eu conseguir mais algum bordado da época faço o mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês,
      ficarei feliz em poder publicar a sua foto. É sempre muito gratificante poder divulgar imagens desses bordados. Desde já agradeço a sua colaboração.
      Abraços.

      Excluir
    2. Vou tentar novas fotos em ambiente mais claro
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...