Analytics

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bordado Brasileiro na India

A postagem dessa semena é para mostrar o trabalho de divulgação do bordado brasileiro que está sendo feito na India. Graças às postagens sobre bordado brasileiro, acabei entrando em contado com a indiana Deepa, em Bangalore. No seu blog, ela dá especial atenção para desse estilo de bordado que nasceu no Brasil.
Lindo!

Fiquei muito contente ao saber que ela está dando aulas sobre o bordado brasileiro em algumas cidades da India, como Bangalore e Chennai. Deepa, que tem acompanhado as minhas postagens sobre bordado brasileiro, me informou que o nosso estilo de bordado também está, lentamente, se tornando popular na Índia e que ela está fazendo parte desse trabalho de popularização.

Esse é o bordado que as iniciantes irão aprender.

Na definição de Deepa, o bordado brasileiro é caracterizado por seus pontos tridimensionais e por apresentar, predominantemente, padrões florais e da natureza. As linhas utilizadas para o bordado brasileiro na Índia são importadas dos Estados Unidos. Segundo Deepa essas linhas são as mais apropriadas por serem feitas de rayon e apresentarem um alto brilho. "O bordado Brasileiro não pode ser feito com linhas de algodão", afirma.

Encantador

O curso ministrado por Deepa é para iniciantes e ensina a fazer 13 flores, quatro tipos de folhas e todos os pontos básicos. Quem sabe um dia poderemos ter aqui no Brasil professoras oferecendo cursos de Bordado Brasileiro...
Por enquanto é só.

8 comentários :

  1. Oi Silvana, sou gde fã do teu blog, principalmente no que tange a parte de bordados.Na minha cidade formamos um grupo de mulheres que nos reunimos uma vez por semana pra tentar resgatar pontos de bordados. Aqueles pontos que a gente aprendeu qdo criança ou adolescente. Já procuramos prof. de bordado na nossa cidade ou região mas ñ encontramos. Todas as bordadeiras da epoca ja morreram ou estão mto velhinhas e doentes. Ainda ñ entendi mto o que é Bordado brasileiro.
    Se tiveres algo pra nos ensinar, acrescentar ou fonte de pesquisa ficaria mto agradecida.Bjs gde.

    ResponderExcluir
  2. Milu,
    As poucas coisas que sei sobre bordado brasileiro tenho postado aqui no blog, mas estou sempre a procura de mais informação.
    Meu objetivo é também começar a aprender alguns pontos de bordado para repassar aqui no blog.
    O bordado brasileiro é um estilo de bordar tridimensional, isto é tem relevo, é como se saltasse do tecido. O ponto que mais se usa para dar esse relevo é o rococó. Mas existem outras formas de dar volume.
    Só que ainda não sei.
    Mas ainda não desisti de encontrar alguém que me ensine.
    Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Ola, vim ao blog por acaso e me deparo com os bordados "brasileiros" que conheço como bordado "varicor". Conheço a tecnica e ja bordei muito este tipo de trabalho. Tenho ainda algumas amostras da epoca. Vou fotografar e lhe enviar.
    Quem sabe lhe ajude a identificar. Tenho mhoje 57 anos e fiz o curso tinha 12 a 15 anos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga,
    ficarei muito contente em receber o seu material e divulgar aqui no blog.
    Você tem razão, no Brasil, esse estilo de bordar era conhecido como bordado Varicor.
    Nos meus marcadores você pode clicar em Brazilain Embroidery. Lá você pode encontrar todas as postagens que já fiz sobre esse tema. Uma delas eu conto o pouco que sei sobre o surgimento das linhas Varicor.
    Obrigada pela sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Deepa é uma grande amiga e grande divulgadora dos brodados ....
    Adorei saber que vocês se encontraram!!

    ResponderExcluir
  6. Thank you for the write up,Silvana.Iam honoured :)

    ResponderExcluir
  7. Muito legal isso. Parabéns pela divulgação.

    ResponderExcluir
  8. olá adoro o estilo de bordado que eles fazem no Brasil, gostaria de aprender muito, uso o tenango (otomi) e as técnicas de bordado de fantasia que são usadas no México!
    Muito obrigado pela sua atenção!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...